Para essa geração nova de cotegipenses, é importante saber que nossa cidade abrigou uma igreja ortodoxa russa (a primeira foto), bem em frente à rodoviária, onde hoje existe um prédio.
A segunda igreja, se não estou enganado, era a igreja dos poloneses e ficava onde hoje está a igreja atual. São dois belos exemplos de arquitetura européia.
E a última foto, imagino que seja o antigo hospital.

Contribuições do Sr. Nelson Tussi.

7 Comentários

  1. Seria uma igreja ortodoxa russa, ou católica do rito oriental (que também poderia ter como ornamento torres em forma de cebola)? Não sei dizer. Mas é bem assim que dela me recordo, já abandonada e convertida em tapera. E envolta em lenda de que ali teria sido cometido um homicídio, história transmitida de boca em boca cuja veracidade nunca pude comprovar. A foto deve datar do final dos anos 50 ou início dos 60.

    ResponderExcluir
  2. Meu grande abraco a todas as pessoas que viveram e ainda vivem em Barao de Cotegipe. A igreja da foto postada pelo Seu Nelson, era ortodoxa russa e eu quando crianca,com minhas amigas, costumava brincar nas suas ruinas; ainda existia uma parte do piso, ainda existia o altar. Meu nome e Maria Elisa; a outra foto do predio de madeira, era o antigo hospital e eu era e bem, ainda sou, a filha do medico mais antigo do lugar, ja que ele esta vivo e feliz nos seus 93 anos. Vou ver se acho uma foto colorida da igreja.Nao reparem na falta de acentos, a Marlene Mosena me ensinou a escrever muito bem, mas o computador nao obedece!Alguem sabe me respoder o que foi feito daquelas grandes telas que eram pano de cena e os cenarios dos "dramas" apresentados no salao paroquial? Nao consigo esquecer deles.

    ResponderExcluir
  3. Sra. Maria Elisa, obrigado pela participaçao. Gostaria de saber quem é seu pai e onde ele vive hoje.
    Quanto aos cenários, devem estar na casa paroquial, se ainda existirem.
    Sua contribuição é bem vinda.
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Meu pai se chama Werner Dexheimer...achei que apenas dizer que era o mais antigo medico de Cotegipe bastaria para me identificar. Mas o tempo passa.... Cotegipe continua mais viva do que nunca na minha memoria. Fiquei super comovida de encontrar o blog, eu estgava procurando imagens atuais de la. A Lidia Andreis estudou comigo no Cristo Rei. Tenho belas fotos, um dia mando....abraco.

    ResponderExcluir
  5. Sra. Maria Elisa, o Dr. Werner foi médico da minha família e muito bem quisto por ela. Seu pai fez história em Cotegipe. Mande uma foto dele, por favor.
    Se voce quiser, tenho o contato da Lídia Andreis.
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Estou voltando , a segunda foto é a igreja antiga de Erval Grande dedicada a Nossa Senhora do Pedancino.

    Abraços a todos.

    lidia andreis gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Lidia. Seus comentários são sempre oportunos e sábios. abs

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem