Recebi um comunicado do professor Heinrich Frank, do Instituto de Geociências, da UFRGS, que pode ajudar a esclarecer um dos grandes “mistérios” de Barão de Cotegipe. A nossa conhecida Toca da Onça é uma paleotoca, ou o que sobrou de um túnel escavado por um mamífero pré-histórico, provavelmente um tatu gigante, com até 200 kg de peso, do Pleistoceno (período que ocorreu entre 1,8 milhão a 11.000 anos atrás). “ A onça pode ter reocupado o túnel,mas jamais teria escavado aquilo”, diz. Frank chegou até nós por meio de um comentário meu postado no blog "A Gralha", do 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás, de Erechim (que desbravou a toca da onça. Veja mais em http://baraodecotegipe.blogspot.com/2009/11/desvendado-o-misterio-da-toca-da-onca.html).

“Faço parte de um grupo que estuda os túneis. Temos um site: www.ufrgs.br/paleotocas e alguns videos no YouTube, basta colocar "paleotocas" no mecanismo de busca, lá tem algumas imagens no video sobre a "Paleotoca do Arroio da Bica", explica Frank.

Ele também pergunta se há mais túneis na região. Não estou lembrado, mas acredito que sim. Se alguém souber de mais algum, favor comunicar aqui no blog.
Passamos da era mitológica para a era científica.

2 Comentários

  1. O meu avô que já morreu já matou um ele me disse que o rabo dele era gigantesco.

    ResponderExcluir
  2. minha vo matou uma so com sua dentadura, e ela disse que o rabo dele tinha em torno de 8" polegadas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem