Estava fazendo uma busca na internet, quando me deparei com esta foto da nossa Igreja, no site Bom Dia Rio Grande. Parei. 

Primeiro fixei o olhar na própria igreja, mas, depois fui passeando pelas laterais. Lá no canto, em cima, à esquerda, fica a chácara do meu amigo e primo João Til, com aquele gramado verde. 

Logo acima, a terra lavrada, que antigamente era das freiras. Sei disso porque quando moleque, eu e meus amigos fizemos a maior bagunça na bela plantação de trigo que lá existia. Deitamos e rolamos, morro abaixo, estragando parte da plantação. Imaginem o castigo. Bonito de se ver era quando ventava forte. O trigo deitava ao sabor do vento, formando verdadeiras ondas.

Do lado direito da foto aparece o velho, digo, novo prédio do antigo Instituto Cristo Rei (hoje acho que é uma filial da escola Rio Branco, de Erechim). Muitos que frequentam este blog sabem o quanto foi importante estudar naquele colégio.

E logo acima, está o morro do tio Gottardo Mazzarolo. Quem subiu até o topo sabe o quanto é bonito ver Cotegipe lá de cima. Quando criança, gostava de ir procurar pedras preciosas. Tinha de todas as cores e tamanhos.

E no meio disso tudo, as duas imponentes torres da igreja, que protegem a imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade. E o céu, sempre azul...

2 Comentários

  1. Morei em Cotegipe nos anos 60,hoje moro em Goiânia-Go.
    Que saudades de tudo;do colégio Cristo Rei,da irmã Glacy enérgica professora de português.
    Ainda tenho parentes aí e também muitos amigos.Faz alguns anos que não volto à querida terra.
    Fico feliz quando leio algo sobre Cotegipe.Abraços a todas as pessoas dessa cidade e parabens pela iniciativa de divulgar.

    ResponderExcluir
  2. Conheci esta igreja quando começaram a construi-la. Ficou a lembrança, vaga, das paredes ainda nuas emergindo do chão, das estacas de eucalipto sustentando a obra. Era, creio, o empreendimento mais importante na poeirenta e sossegada Barão dos anos 60. Surpreende-me vê-la, meio século depois, destacando-se na paisagem com sua arquitetura cativante. É o cartão postal da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem