O Brasil não é mais um País somente de jovens. O Brasil é hoje também um país de idosos. Principalmente na nossa região, onde a boa alimentação e a excelente qualidade de vida fazem com que nossos idosos tenham uma expectativa de vida acima da média nacional.
Mas ai surge um sério problema. Faltam profissionais e clínicas especializadas em cuidar de dos nossos idosos. Vejo a dificuldade que é encontrar pessoas gabaritadas para dar atenção, carinho e o mínimo de conhecimento de enfermagem. Sim, é preciso medir a diabete, a pressão, saber a dose de insulina correta, cuidar de ferimentos, saber as reações de um medicamento, fazer uma alimentação adequada... e por ai vai...
As faculdades não formam profissionais para este tipo de atividade, ou se formam, eles preferem trabalhar em consultórios ou hospitais. Enquanto isso, nosso idosos ficam à mercê de pessoas que aprenderam o ofício por força de uma situação. E isso não é bom.
Por outro lado, creio que está na hora dos órgãos municipais criarem casas de repouso ou clínicas especializadas no tratamento de idosos. Erechim, por exemplo, tem apenas o Lar dos Velinhos, que abriga 130 idosos. Muitos estão na fila de espera. Não seria mais cômodo e prático se cada município criasse seu próprio lar para velinhos? Eles merecem o nosso profundo respeito e cuidado. Não podemos esquecer que nós também seremos idosos e que é bom preparar o nosso futuro.

2 Comentários

  1. Amigo Jorge,concordo contigo qto a preocupção com nossos mais velhos. Mas o que esperar dos poderes publicos onde gastam tanto para tão poucos e investem pouquissimo para a maioria da população.

    ResponderExcluir
  2. Edgar, a boa notícia que li hoje é que a suplente de vereadora,Doris Matté, que tomou posse recentemente na Camara de Vereadores de Erehcim, teve seu requerimento aprovado por unanimidade dos vereadores, onde solicita a criação do Departamento do Idoso no município.
    abraços
    jorge

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem